Por Larissa Lofrano

Copywriter na Rock Content

Publicado em 8 de janeiro de 2019. | Atualizado em 12 de agosto de 2019


O Marketing Institucional é um tipo de estratégia que tem como o principal objetivo de transmitir a melhor imagem possível de uma empresa. Neste post você aprenderá o que é, os diferentes tipos e como aplicar o Marketing Institucional no seu negócio.

Você provavelmente já escutou por aí a afirmação do pai da administração, Peter Drucker, que diz que 60% dos problemas de uma organização são causados pela ineficiência da comunicação. Dessa forma, podemos compreender a razão de tantas estratégias de marketing diferentes. 

Não é uma estratégia nova, mas o Marketing Institucional ainda deixa muitas dúvidas em gestores e diretores de pequenas, médias e grandes empresas. Se você tem dificuldades nesse assunto, este post é para você!

Siga lendo e descubra o que é Marketing Institucional, como aplicá-lo, além de cases de sucesso para você ver na prática como funciona! 

A definição de Marketing Institucional 

A imagem que as pessoas têm da sua empresa é fundamental para definir se comprarão ou não seu produto e serviço. É exatamente a geração dessa boa impressão da organização que o Marketing Institucional tem como objetivo. 

Porém, é extremamente importante que essa estratégia não seja pensada única e exclusivamente para clientes e futuros clientes. O Marketing Institucional almeja transmitir uma mensagem e uma boa imagem para todos os seus stakeholders. Ou seja, as ações também devem pensar nos funcionários da empresa. 

Além da boa imagem gerada por ações de Marketing Institucional, ela também quer fazer com que a marca seja Top of Mind. Isso significa que, quando sua persona pensar em um assunto ligado ao seu segmento, sua empresa será a primeira a ser lembrada. 

Podemos exemplificar com o caso aqui da Rock. É grande o número de pessoas que quando pensa em Marketing Digital ou Marketing de Conteúdo, se lembra da Rock.

Isso acontece por contarmos, aqui no blog, como fazemos marketing para nós mesmo. Dessa forma, transmitimos ao nosso público nossos atributos, comportamentos e filosofia. 

Como fazer Marketing Institucional

O fácil acesso à comunicação fez com que a concorrência entre empresas de um mesmo segmento aumentasse. Afinal, você não concorre apenas com as organizações da sua cidade ou região, mas sim do mundo inteiro.

Logo, é ainda mais importante investir em ações de comunicação para se destacar dos concorrentes. Mas como fazer isso? 

Talvez, a mais valiosa dica é lembrar que os funcionários da sua empresa são os primeiros e mais importantes consumidores e promotores daquilo que você oferece. Por isso, tenha ações focadas em comunicar os principais atributos não só dos seus produtos, mas também da empresa.

Eles devem saber a missão, visão e os valores da organização. Pode não parecer, mas isso se relaciona de forma direta com a maneira como eles vendem e falam sobre a sua empresa e seus produtos 

Ou seja, por mais estruturada que esteja a sua empresa, dê uns passos atrás caso seu negócio não tenha missão, visão e valores.

Esses três pilares são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa ou solução. É por meio deles que você toma importantes decisões estratégicas, pois eles mostram onde você quer chegar.

Assim como em qualquer estratégia de marketing, no Marketing Institucional também é fundamental saber com quem você quer se comunicar.

Quando o público de uma determinada ação é conhecido, há mais chances de efetividade. Conhecer o público, faz com que a escolha das mídias seja mais adequada, bem como a linguagem a ser adaptada. 

Como no Marketing Institucional estamos falando com diferentes stakeholders, suas ações devem ser distintas.

Ou seja, você não deve conversar com o seu cliente e futuro cliente da mesma forma com que você se comunica com os seus colaboradores. Então, não esqueça de segmentar suas ações e comunicações para obter mais e melhores resultados. 

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Marketing Human to Human (H2H): o que é e como fazer?

👉 Marketing de Busca: passo a passo de como implantar em seu negócio

👉 Marketing Estratégico: o que é e reproduzir na empresa

👉 Marketing Sensorial: como aplicar essa estratégia em sua empresa?


Os diferentes tipos de Marketing Institucional

Para que suas ações tenham maior eficiência, é possível trabalhar dois diferentes tipos de Marketing Institucional: endomarketing e employer branding. Continue lendo para conhecer as peculiaridades de cada um deles!

Endomarketing

Como o próprio nome já diz, essa estratégia se trata do relacionamento e comunicação interna da empresa. O seu público-alvo são os colaboradores da organização.

O objetivo é transmitir novidades para todos que trabalham na sua empresa e também abrir um canal de comunicação para que todos possam dar sugestões e resolver dúvidas. 

Além de engajar os colaboradores, fazendo com que eles tenham orgulho de trabalhar ali, o endomarketing faz com que os funcionários sejam seus principais e mais valiosos consumidores. Assim, com certeza, eles utilizarão e defenderão seus produtos e soluções no mercado. 

Employer branding 

Se seu time de recursos humanos tem dificuldade de atrair bons talentos para trabalhar na sua empresa, talvez seja a hora de apostar em estratégia de employer branding. Planeje uma série de ações que façam a empresa ser reconhecida como uma boa empregadora. 

Além de auxiliar na atração de talentos, as estratégias de employer branding interferem de modo positivo na percepção que seu cliente final tem sobre sua marca.

Isso ocorre, pois seus colaboradores são os principais responsáveis pela construção e melhora de resultados da operação. Eles não só serão mais produtivos por se sentirem bem no ambiente de trabalho, como serão os principais defensores da sua marca. 

5 exemplos de sucesso de Marketing Institucional 

Para você entender melhor como funciona o Marketing Institucional na prática, selecionamos 5 cases de sucesso. Confira! 

Santander 

A campanha de Marketing Institucional do Banco Santander é muito clara: conversar com o seu público de forma direta e transparente.

Afinal, em seu segmento de mercado, existe o pensamento de que há muita informação que não é falada pelos bancos aos seus clientes. Por isso, por muito tempo, o Santander questionou ‘O que a gente pode fazer por você hoje?’. 

Após alguns anos trabalhando com essa estratégia, a marca foi além. Desde o início de 2019, o Santander traz a sua chama em sua assinatura com o novo questionamento ‘O que nossa chama pode fazer por você hoje?’.

A cada peça e vídeo publicitário o final da frase muda, de acordo com a situação. É substituído por ousadia, paixão entre outras, por exemplo. 

A mudança aconteceu para comunicar que o banco tem muito orgulho do seu trabalho em beneficiar seus clientes e principalmente o mercado financeiro. A mensagem traduz a ousadia que o banco tem em trabalhar no segmento.

Utilizando a chama, o Santander quer reforçar sua marca e fortalecer os conceitos de ousadia, inspiração e transparência. 

Natura 

Para comemorar os 50 anos da marca, a Natura desenvolveu uma campanha de Marketing Institucional que reforça sua inovação, cuidado com a sustentabilidade e atuação social.

Com o lançamento do movimento ‘O Mundo é Mais Bonito Com Você’, a marca tem como objetivo convidar clientes e não clientes a serem, assim como a Natura, agentes de transformação. 

Uma série de comerciais reforçam tal papel social e ecológico da marca que apoia e realiza diferentes ações sociais e sustentáveis. De forma prática, a marca lançou uma série de mini documentários nas suas plataformas digitais sobre esse tema. 

Ambev 

Na última década, a Ambev vem ganhando destaque com suas campanhas institucionais. Normalmente, a empresa utiliza diferentes canais de comunicação, online e offline, para reforçar a sua mensagem. 

A mais recente causou estranheza do público em um primeiro momento. As peças e filmes faziam parte do projeto internacional de segurança no trânsito, o Maio Amarelo. No Brasil, a campanha tinha como principal objetivo a conscientização sobre os riscos de assumir o volante após dirigir.

Fazendo uma alusão ao fato do cérebro humano entender as palavras mesmo com as letras internas trocadas, a Ambev trocou o nome de algumas cervejas. Por exemplo, Brahma se tornou Bhamra e Budweiser virou Bwedusier. 

ambev troca rotulos de cervejas

Itaú 

Outro banco que ganha destaque quando o assunto é Marketing Institucional é o Itaú. Depois de muitos anos trabalhando com a mensagem ‘Feito para você’, a empresa renovou a sua comunicação institucional. 

A fim de trazer o público (clientes e não clientes) para o foco do diálogo, o Itaú pergunta ‘O que você está buscando?’.

Dessa forma, o banco se coloca como um facilitador de sonhos, além de evidenciar seu papel na atual sociedade. Esse conceito acompanha todas as peças de publicidade do Itaú para inspirar clientes e possíveis clientes. 

Toyota

Como exemplo de endomarketing, um tipo de Marketing Institucional como vimos, temos a Toyota. A empresa já há muitos anos é referência no mundo todo quando o assunto é comunicação interna e trabalho em equipe. 

A Toyota aposta em diferentes ações que reforçam a importância da criatividade e do engajamento de cada colaborador. Entre essas ações estão palestras de motivação, adoção de projetos ideias sugeridos por colaboradores. Além de um processo de treinamento de cinco meses para aprender a cultura da empresa e todo o processo de produção dos carros. 

De modo resumido, o Marketing Institucional tem como objetivo reforçar a missão, visão e valores da empresa. Isso deve ser feito não só para o público externo e com a finalidade de aumentar suas vendas. O crescimento do seu negócio é uma consequência de uma boa estratégia de Marketing Institucional. 

Como vimos, os colaboradores da empresa são parte essencial para que essas ações sejam efetivas. Podemos dizer até mesmo que eles são o início dessa engrenagem chamada Marketing Institucional.

Então, é hora de pensar com ainda mais atenção sobre o desenvolvimento dessas pessoas. Não perca tempo e baixe nosso ebook gratuito ‘Plano de Carreira: Como estabelecê-lo em seu negócio’!

Plano de Carreira para equipes de MarketingPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *