Por Laura Ribeiro

Redatora na Rock Content.

Publicado em 5 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 20 de setembro de 2019


Entender exatamente como funciona o Instagram Stories permite que empresas extraiam melhores resultados dessa plataforma, com uma comunicação mais eficiente e focada no engajamento. Então, conheça os diversos recursos e funções dentro da ferramenta para gerar valor e envolver mais o seu público.

Que tal compartilhar textos, vídeos e fotos nas redes sociais, mas na condição de que esses materiais só fiquem visíveis por 24 horas?

Isso é possível com o Instagram Stories.

Para se ter uma ideia do sucesso desse recurso, em 2018, a rede registrou o número de 1 bilhão de usuários ativos por mês !

As empresas já identificaram o grande poder que esse espaço apresenta e todas as possibilidades para atrair novos clientes.

Então, se você quer saber quais são as melhores estratégias para utilizar os recursos e funções do Instagram Stories, vai gostar deste conteúdo. Preparamos um guia bem completo com todas as informações necessárias.

Neste post você vai aprender:

O que é Instagram Stories?

O Instagram, rede social focada no aspecto visual, com vídeos e imagens de alta qualidade, lançou em 2016 o Instagram Stories.

Esse recurso permite a criação de postagens de textos, imagens e vídeos que ficam visíveis por apenas 24 horas para seus seguidores ou demais usuários da rede.

Esses conteúdos ficam localizados logo no parte superior do aplicativo, representado pela foto de perfil das pessoas que você segue com um contorno colorido circular ou no próprio perfil delas na rede.

Depois de saber qual a função dessa feature, provavelmente você se lembrou bastante do Snapchat, rede social concorrente. Inclusive, muitas pessoas que acreditam que a criação do Stories ocorreu depois que Mark Zuckerberg tentou, sem sucesso, comprar o Snapchat.

Por que o Instagram Stories é importante para sua estratégia?

  • O Stories dispensa a migração entre redes sociais. O usuário entra no aplicativo e já tem acesso rápido e fácil ao conteúdo postado no topo do feed;
  • Não há necessidade de criação de uma nova base, os seus seguidores já estão lá! O Stories permite uma interação mais rotineira com eles;
  • Cria-se uma maior sensação de proximidade, já que é possível postar conteúdos mais diversos e que mostrem os bastidores da marca;
  • É possível ver quantas pessoas (e quais pessoas) acessaram seu conteúdo, o que ajuda a entender o engajamento da sua base e interesse deles no conteúdo postado;
  • É mais um recurso para ser encontrado no Instagram, pois no feed de busca há uma seção dedicada à Stories.

Como postar no Instagram Stories?

1. Clique no botão + no topo esquerdo

Instagram stories
Fonte: Hubspot

2. Tire uma foto ou grave um vídeo

Instagram stories
Fonte: Hubspot

3. Customize seu conteúdo

Instagram stories
Fonte: Hubspot

4. Publique seu conteúdo

Por fim, publique seu conteúdo no feed de notícias! Basta clicar em compartilhar e pronto, conteúdo publicado!

Instagram stories
Fonte: Hubspot

Bônus: Fique de olho em quem viu sua postagem

Basta deslizar para ver quem deu uma olhadinha na sua foto ou vídeo!

Instagram stories
Fonte: Hubspot

Quais são as funções do Instagram Stories?

Além das fotos e vídeos tradicionais, o Instagram Stories disponibiliza diversas outras funções para você criar seus conteúdos. Para acessá-las, basta navegar pelo menu que fica na parte inferior do aplicativo. Confira a lista completa a seguir.

Texto

Nessa função, é possível criar um conteúdo em que o texto é o destaque. Você pode escolher o estilo da fonte e filtros com diferentes cores e efeitos ou, ainda, fazer uma foto como plano de fundo transparente. 

Texto Instagram

Ao vivo

Essa é uma das funções do Instagram Stories mais utilizadas pelo público, também conhecida como “live”.

Ao vivo, função do Instagram

O interessante de gravar uma live é que os seguidores podem fazer perguntas e você responde ao vivo. Essa interação gera um grande engajamento e pode trazer bons resultados para sua marca.

A live também fica disponível durante 24 horas após a gravação.

Normal

O modo normal é o tradicional. Para tirar uma foto ou gravar um vídeo, basta seguir o passo a passo que já indicamos aqui no post.

duração dos vídeos dos Stories é de até 15 segundos, mas é possível fazer vários vídeos sequenciais com uma única gravação.

Boomerang

Os GIFs são ótimos e conseguem atrair a atenção das pessoas. Uma das funções do Instagram Stories é, justamente, criar esses GIFs.

O recurso utilizado para isso é o Boomerang. Ele cria loops, ou seja, vídeos curtos que ficam se repetindo.

Superzoom

Que tal dar um superzoom na sua gravação de vídeo? Esse efeito pode fazer uma grande diferença e enriquecer suas publicações.

Para ativar esse recurso, basta clicar no botão “Superzoom” e escolher o efeito desejado. Bem simples, certo?

Rebobinar

E o que você acha de criar um vídeo de trás para a frente? Sim, também dá para fazer isso nos Stories.

A função rebobinar inverte os seus vídeos, deixando-os de trás para a frente e permitindo um efeito bem legal. Imagine só um carro acelerando de ré, uma pessoa correndo de costas ou um copo se formando a partir de cacos estilhaçados!

Mãos livres

A função “Mãos livres” é uma boa opção quando não queremos ficar pressionando o botão de gravação. Com esse recurso, basta um clique para iniciar o vídeo e outro para finalizar.

Máscaras

Muito populares no concorrente Snapchat, os filtros de máscaras finalmente chegaram com tudo ao Instagram Stories.

São diversas opções que podem deixar seu conteúdo divertido, como máscaras de cachorrinhos, molduras coloridas e efeitos que transformam a imagem em desenhos de histórias em quadrinhos.

Para usar esse recurso, basta clicar no ícone de rosto que fica à direita do botão de tirar foto/gravar. 

Como fazer posts da galeria do celular?

Você pode estar pensando: “Eu queria postar uma imagem da minha galeria no Instagram Stories. Será que isso é possível?”. A resposta é sim!

Não é uma obrigação que as imagens ou os vídeos para o Stories sejam feitos na hora.

Você pode usar materiais que já foram gravados e estão na galeria do dispositivo, inclusive trabalhando os efeitos de filtros e outros recursos disponíveis.

Então, para buscar algo na galeria e levar para o Stories, basta arrastar o dedo para cima na tela inicial. Sua galeria será aberta e você poderá escolher a foto ou vídeo que deseja publicar.

Postagem do rolo da câmera

Como compartilhar conteúdos no feed?

Outra possibilidade que o usuário tem é postar o story no feed do Instagram. Isso é muito simples! Para isso, basta ir ao seu story já publicado, clicar em “Mais” e, em seguida, em “Compartilhar como publicação”.

Também é possível compartilhar o story em seu Facebook ou adicioná-lo aos seus Destaques, que ficam disponíveis em seu perfil do Instagram. Viu como é fácil?

O que são os Destaques do Instagram Stories?

Se você acha inconveniente perder suas publicações após o prazo de 24 horas, os Destaques vieram para resolver esse problema.

Esse recurso permite salvar as publicações mais importantes e deixá-las disponíveis por quanto tempo você quiser. Para isso, basta ir ao story já publicado e clicar no botão “Destaque”.

Destaques, no Instagram

Os Destaques ficam disponíveis no seu perfil do Instagram, logo acima do feed, e podem ser visitados por qualquer usuário da rede.

Além disso, eles podem ser separados em “álbuns” e receber uma capa escolhida por você, mantendo o padrão visual da sua marca.

Dessa forma, sua empresa pode aproveitar o recurso para separar as publicações por categoria — por exemplo, lançamentos de produtos, eventos, perguntas frequentes etc.    

O que é a função Swipe Up?

A função Swipe Up — “Ver Mais”, na versão em português — é um call to action poderoso!

Por exemplo, ao postar uma foto de um lançamento de produto, utilize esse recurso para que o usuário siga a dica e procure mais informações no seu site.

Swipe Up, funções do instagram stories

Com essa função, o usuário desliza a tela para cima e é direcionado para uma página indicada, como site, blog ou outro destino.

Esse recurso está disponível somente para contas verificadas.

Quais são os elementos que podem ser colocados nas fotos?

Agora que você já conhece diferentes recursos e funções do Instagram Stories, vamos mostrar outros segredos! Confira uma lista de elementos que podem ser adicionados às fotos e vídeos.

funções do instagram stories

Filtros

Os filtros, que já eram amplamente usados no feed do Instagram, também ganharam força no Stories. Eles conseguem gerar efeitos especiais, como cores realçadas, preto e branco, tons de cinza e muitos outros.

Para usá-los, basta deslizar o dedo da direita para a esquerda após tirar a foto ou gravar o vídeo que você deseja publicar.

Texto

A função texto permite que você adicione frases ou palavras à sua imagem ou vídeo. Para isso, basta clicar no ícone “Aa” que fica no canto direito da tela, logo depois de definir qual será a publicação.

Essa função é ilimitada, ou seja, você pode inserir quantos textos quiser. Basta repetir a ação indicada.

Adesivos

Quem nunca gostou de colar adesivos em diferentes lugares? Adesivos nos cadernos, no notebook e em diversos outros objetos. No Stories, isso também é possível.

Eles são chamados de stickers e são bem variados. Você ainda pode personalizá-los, alterando tamanho, posição e variações.

Para adicionar os stickers à sua postagem, basta clicar no ícone quadradinho que fica na parte superior da tela.

GIFs

Os GIFs fazem muito sucesso nas postagens. Existem aqueles bem tradicionais e conhecidos e também aqueles que acabam de ser criados e já viram um sucesso — os GIFs virais!

Para adicioná-los, basta clicar no mesmo ícone dos stickers e escolher a opção “GIF”. Aí, é só escolher o seu para enriquecer a postagem.

Horário e temperatura

Uma possibilidade nos stickers é adicionar um horário à postagem, com o formato de um pequeno relógio digital ou analógico.

Outra opção é a de temperatura. Você adiciona um adesivo mostrando essa informação. É muito legal usar essa função ao tirar uma foto na praia, ou então em um dia de bater o queixo de frio!

Localização

Que tal mostrar a localização da sua postagem com um sticker? Isso também pode ser feito!

Essas marcações são bem interessantes, principalmente quando tiramos uma foto ou gravamos um vídeo de um local específico.

Ao clicar em uma localização, o usuário pode, além de visualizá-la no mapa, ver todos os stories feitos nesse local nas últimas 24 horas.

Dessa forma, você também pode usar esse recurso para impulsionar a sua marca, tirando uma foto de um produto e marcando a localização da empresa.

Hashtag

Outro elemento que sempre é usado em diversas redes sociais é a hashtag. No Twitter e no Facebook, ela consegue agrupar postagens com o mesmo assunto, e isso também vale no Instagram Stories.

Menção

Deseja marcar alguém no seu story? Para fazer isso, basta digitar uma “@” seguida do nome do usuário que você deseja mencionar.

Outra opção é usando da funcionalidade de menção, que fica no quadradinho superior da tela.

Enquete

Uma das funções do Instagram Stories mais interessantes para a empresa é a de enquete.

As marcas podem usar esse recurso para criar pesquisas e gerar uma alta interação com o público.

Enquete, funções do instagram stories

Com a enquete, você cria uma pesquisa em que os usuários escolherão uma opção e esse resultado será demonstrado em tempo real.

Para criar uma, basta seguir o passo a passo:

  • tire uma foto ou escolha uma imagem da sua galeria para o Stories;
  • dentro dos stickers, escolha a opção “Enquete”;
  • crie a pergunta da sua enquete digitando normalmente no teclado. Depois, insira as duas opções de resposta. Por padrão, as opções são “sim” e “não”, mas você pode alterá-las;
  • quando concluir a edição de sua enquete, clique em “Concluir”;
  • vá em “Seu story” e coloque sua enquete em modo público. Clique em “Avançar”;
  • para acompanhar as respostas, basta ir em “Seu story” e deslizar a tela para cima. Serão mostrados os resultados acumulados.

Perguntas

No recurso anterior, você faz uma pergunta para seu público. Agora, saiba que também é possível permitir que as pessoas façam perguntas para você.

Para isso, basta escolher a opção “Perguntas” dentro dos stickers. Você vai escrever um texto de introdução e os usuários poderão fazer as perguntas. Para responder, basta clicar na pergunta e depois publicar a resposta.

Perguntas, funções do instagram stories

6 hacks para otimizar seus Stories e encantar sua audiência

Agora que você já conhece o Instagram Stories, que tal conferir alguns hacks que podem alavancar sua estratégia na rede social?

1. Mencione outros usuários

Já é possível utilizar o recurso de “mention” no Instagram Stories! Isso significa que outros usuários podem ser marcados em suas postagens de fotos e vídeos, gerando um link direto para seu profile.

Para marcar alguém, selecione a opção de texto no Instagram Stories e então digite uma arroba (@) seguida do nome do usuário.

Essa função envia também uma mensagem direta para a pessoa mencionada, avisando-a de que tem uma publicação no Stories com o seu nome.

Essa é uma boa oportunidade para interagir com outras marcas e, quem sabe, promover um guestpost com os recursos do Instagram.

2. Adicione links nas suas postagens!

O recurso de adicionar links é um dos mais cobiçados no Instagram, e agora ele não se restringe apenas às contas de pessoas verificadas.

É desde maio de 2017 que contas business (não pessoais!) com um mínimo de 10.000 seguidores já podem começar a incluir links pelo Stories.

Fonte: Social Media Examiner

Para isso, basta tirar sua foto ou vídeo e então clicar no ícone de corrente que fica no canto superior direito da tela.

Uma nova tela se abrirá requisitando a URL de destino desejada e, assim que você terminar, a opção “Ver Mais” será incluída no seu conteúdo publicado.

Essa opção, porém, não garante o rastreamento pelo Analytics, então a sugestão que fica é a de utilizar um link encurtado para o Instagram que permita a mensuração de cliques, visitas etc.

Outra sugestão é a de incluir nas suas stories CTAs que levem o leitor a puxar o “Ver Mais”.

Apesar de estar bem visível no canto inferior da tela, é comum que as pessoas passem direto pela opção, principalmente se não estiverem acostumadas com esse recurso.

Fonte: The North Face

Por fim, use bem os links para promover conteúdo novo no seu blog ou site. Vale montar sets de 3 ou 4 fotos e vídeos para anunciar postagens e capturar a atenção do usuário.

Fonte: Foundr

3. Fique ao vivo!

Com o recurso LIVE do Instagram Stories é possível também investir na produção de conteúdo ao vivo pelo aplicativo. 

Esse tipo de função permite que você interaja em tempo real com seu público, respondendo dúvidas, mostrando o por trás das câmeras no seu negócio, realizando sorteios, e por aí vai.

Para ajudar, a função LIVE tem algumas especificidades que colaboram com as empresas:

  • É possível definir quem vê o seu vídeo, bastando selecionar os usuários excluídos nas suas configurações de perfil;
  • Há grandes chances do app enviar uma notificação para os seus seguidores assim que você entrar ao vivo;
  • Caso prefira, o Instagram Live permite a censura de algumas palavras específicas nos seus comentários. Assim é possível garantir um ambiente mais amigável mesmo na hora de suas transmissões;
  • Gostou do vídeo? Então agora é possível salvar sua própria transmissão ao vivo para compartilhar mais tarde em outra rede.

Assim que você fica ao vivo, o seu ícone no Stories ganha um selo avisando sobre a transmissão e ainda tem chances de parar na aba “Explore” do Instagram – o que facilita, e muito, que outras pessoas encontrem o seu conteúdo.

Fonte: Instagram Blog

4. Invista em Ads

Você sabia que o Instagram Stories agora permite a inserção de ads entre as visualizações e um usuário?

Essa alternativa, que até então vinha sendo apenas testada, já está disponível para todas as contas business na rede.

Os anúncios vêm marcado com a tag de “patrocinado” logo abaixo do nome do usuário, e são colocados na transição das stories de um usuário para o outro, podendo ser saltada caso a pessoa não deseje assisti-lo.

O mais importante, porém, é que esses anúncios não podem ser revistos, então é fundamental investir em algo que cause grande impacto e grite o nome de sua marca logo de primeira.

Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na criação de ads:

  • Use sempre o mínimo de texto possível;
  • É fundamental que sua marca, ou pelo menos as cores dela, estejam de fácil identificação na imagem;
  • A identidade visual de seu negócio será sua melhor amiga na hora de planejar seus anúncios;
  • Opte por fotografias ou ilustrações de alta qualidade, e use um fundo de cor sólida para os textos;
  • A recomendação é de que as imagens sigam a proporção de 16:9 ou 1080 x 1920 pixels;
  • Caso opte por inserir um vídeo, lembre-se de que ele não pode ter mais do que 15 segundos de duração com resolução mínima de 720p.
  • Tenha em mente que cada imagem de anúncio é exibida apenas por 5 segundos.

A área de anúncios do Instagram Ads também pode ser um ótimo lugar para anunciar descontos, anúncios e, como era tradicionalmente feito no Snapchat, cupons de compra com prazo de expiração de 24h.

Por fim, considere sempre os quatro diferentes objetivos oferecidos pelo Instagram na promoção de seu anúncio:

  • Visualizações;
  • Conversão;
  • Cliques / tráfego para link;
  • Instalação de apps.

Lembre-se de que para começar a usar os Ads no Instagram é possível aproveitar dos recursos do Power Editor ou do Ads Manager também usado pelo Facebook.

5. Aproveite dos recursos gráficos

Hoje em dia o Instagram Stories traz uma vasta gama de opções para a decoração da sua postagem.

Você pode acrescentar legendas com textos decorados, pode escrever ou desenhar sobre suas fotos com a ferramenta de desenho livre, pode adicionar stickers personalizados, filtros, cores e até mesmo uma tag de geolocalização sincronizada com o GPS de seu celular.

Fonte: Sugar and Cloth

Aproveite dessas ferramentas para dar um tom único para suas postagens, e lembre-se de adequá-las à linguagem da persona utilizada.

Vale aproveitar da identidade visual de seu negócio para combinar emojis e cores diferentes e trabalhar no seu brand awareness

6. Poste conteúdos com mais de 24h

As configurações normais do Instagram permitem apenas o upload de fotos e vídeos que tenham sido gravados com menos de 24 horas, não é mesmo?

Pois existem uma série de truques para conseguir burlar essa funcionalidade e subir conteúdos preparados com antecedência.

O jeito mais fácil é o de usar o recurso de captura de tela do seu celular. Para isso, basta abrir a foto no seu visualizador nativo e então “printar” a imagem. Pronto, ela estará disponível para upload no seu Instagram.

No caso de vídeos, a maneira mais fácil é a de fazer upload do arquivo em algum site e então realizar o download novamente pelo celular, o que registrará a nova data de carregamento do arquivo.

Outra maneira simples de conseguir “renovar” o seu conteúdo para a postagem é por meio do recurso “salvar postagens originais” no Instagram.

Com essa opção ativa (acesse-a na aba “configurações” do app), coloque seu celular no modo avião e faça o carregamento da foto ou vídeo pelo Instagram. Assim que ela falhar (por conta da falta de internet), delete a postagem.

O arquivo ficará salvo no seu celular e você poderá carregá-lo no Stories assim que desligar o modo avião.

Outras dicas para quem quer dominar a rede

Quer mais? Abaixo você encontra algumas dicas rápidas que ajudam a entender melhor a dinâmica do Instagram Stories e oferecem oportunidades de aprimoramento de sua estratégia de marketing nas redes sociais.

  • Lembre-se de que o formato ideal para o Instagram Stories é o vertical, respeitando a proporção de 9:16. Tente não misturar fotos e vídeos horizontais com suas postagens, o que faz com que muitos usuários apenas saltem o seu conteúdo para não se dar ao trabalho de girar o celular.
  • Sua identidade visual é de extrema importância no Instagram Stories. Aproveite dos filtros de customização de cores e combine-as com as já definidas por sua equipe de design. Atenha-se às cores básicas para reforçar a imediata identificação por parte de seu público.
  • Diferencie o seu conteúdo do Stories de suas outras redes sociais. Nada de replicar posts e tweets, sua prioridade deve estar na produção de conteúdo novo para o Stories.
  • O Instagram Stories oferece recurso suficiente para que você invista no diálogo com seu público, então porque não puxar assunto? Produza conteúdos que estimulem a troca de experiências entre usuários e sua marca e aproveite dessa oportunidade para aprofundar o relacionamento com seus consumidores.
  • Defina um número ideal de postagens a cada 24h. Lembre-se de que a dinâmica do Stories é diferente das outras redes sociais, e postar demais pode acabar levando os usuários a abandonarem sua conta. A média sugerida costuma ser de 5 a 7 posts por vez, mas esse valor pode variar com os hábitos de sua persona.
  • Use tags. Na aba de stickers é possível utilizar algumas tags de localização que marcam, com base no seu GPS, o lugar de onde se está postando. Esse recurso é especialmente útil para negócios locais, e podem ser uma ótima opção na hora de divulgar a abertura de novas franquias, eventos, festivais etc.
  • Explore os stickers. Boa parte das figurinhas do Instagram Stories esconde uma função secreta. Experimente clicar uma vez sobre elas para descobrir versões de cores diferentes, expressões que se alternam e até mesmo sombreados novos.

Se você quer aprender mais sobre como fazer uma marketing incrível no Instagram, baixa o ebook gratuito Marketing no Instagram: O Guia Completo!

CTA-marketing-no-instagram

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *