Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 20 de agosto de 2019. | Atualizado em 20 de agosto de 2019


O YouTube é a principal plataforma de vídeos do mundo e a competição por atenção é acirrada na plataforma. Apesar disso, é possível conseguir aumentar os views com hacks simples. É isso que você vai aprender neste artigo!

Se você tem um canal no YouTube, uma das prioridades na sua estratégia deve ser aumentar as visualizações — e com boas razões. 

As visualizações de vídeo são o equivalente ao tráfego gerado por blog posts e ambos são fundamentais para gerar reconhecimento de marca e, claro, conversões.

Não é segredo para ninguém que os vídeos continuam a aumentar em popularidade e estão entre as principais formas de fazer Marketing Digital. Mas ainda resta a pergunta: como aumentar os views no YouTube? 

Uma coisa é certa: se fosse fácil, todo mundo executava. Mas com as dicas que você vai ver agora, seu trabalho será muito mais completo e suas chances de bombar seu canal aumentarão significativamente.

Prepare-se e confira os 15 hacks práticos que vamos mostrar para tornar seus vídeos mais conhecidos e eficazes para a sua estratégia!

1. Escolha cores “LAVA” para os Thumbnails

Quanto tempo você dedica preparando as thumbnails dos seus vídeos? Se acha que essa pequena imagem de apresentação não é importante, está enganado.

O YouTube já revelou, por meio do Creator Academy, que o thumb é fator crítico para atrair os usuários a clicar em um vídeo. 

Na verdade, eles são tão importante que 9 em cada 10 dos vídeos mais vistos da rede têm thumbnails personalizados!

Se você pensar bem, isso faz todo o sentido. Afinal, o YouTube é uma plataforma visual, então as pessoas vão usar qualquer “dica” visual como recurso para decidir o que assistir (ou não).

Mas como criar thumbnails que se destacam? Existem 4 boas opções, que podemos chamar de cores “LAVA”:

  • laranja;
  • azul;
  • verde;
  • amarelo;

Mas por que essas cores? Como o site é branco, preto e vermelho, thumbnails em alguma dessas cores poderiam fazer seu vídeo ficar “invisível”. Usar uma das cores “LAVA”, que têm contraste, tende a funcionar melhor.

thumbnail do youtube

2. Use um modelo otimizado para descrever seus vídeos

De acordo com o próprio YouTube, as descrições de vídeo permitem que o site descubra do que os seus vídeos falam. 

Em outras palavras, se você caprichar na descrição, suas chances de alcançar o público certo e aumentar os views no YouTube são maiores. Mas como fazer isso?

Existe um modelo otimizado que você pode usar. É o seguinte:

  • introdução forte: de 2 a 3 sentenças. Se possível, inclua sua principal palavra-chave já nas primeiras sentenças;
  • descrição detalhada: não coloque listas de palavras-chave, como se fossem tags. Apenas descreva o vídeo de forma natural em 150 palavras (ou mais);
  • links relevantes: links para o seu site ou redes sociais ajudam a aumentar o engajamento e criar relacionamento até fora da plataforma. Se possível, dê prioridade ao link para a sua lista de e-mail.

Sim, é simples assim. Esse modelo de descrição vai ajudar a engajar seus visitantes e a deixar mais fácil para o YouTube rankear seus vídeos.

descrição de vídeo

3. Crie títulos que causem real impacto nos visitantes

Assim como os thumbnails e as descrições, bons títulos são essenciais para impactar seu público. Ainda duvida? Então, veja esta citação tirada do próprio manual do YouTube para criadores de conteúdo, na íntegra:

“Títulos bem escritos podem fazer a diferença entre o usuário assistir e compartilhar seu vídeo ou apenas passar por ele.”

E como criar títulos incríveis? Aqui vão algumas dicas que parecem sem sentido, mas foram devidamente comprovadas por estudos:

Apesar disso, nunca deixe de fazer seus próprios testes e ver o que funciona com o seu público. Essa é a melhor maneira de descobrir o que vai fazer sucesso no seu caso.

título de vídeo

4. Diferencie suas playlists com um truque simples

Se você tem várias playlists, existe um truque muito simples para fazer com que elas chamem mais atenção de quem acessa a página do seu canal. 

A única coisa que você precisa fazer é alternar os layouts das playlists. Por exemplo, se uma delas está no formato de lista (vertical), coloque a próxima playlist em formato de carrossel (horizontal).

playlist no youtube

Por que isso faz diferença? A simples criação de um contraste visual maior, as playlists vão chamar mais atenção. 

Dica extra: Se quiser, você também pode mudar a cor do thumbnail de acordo com a playlist.

diferentes thumbs em playlists diferentes

5. Hackeie seus competidores para ganhar tráfego deles

Eu sei que você quer ganhar um pouco do tráfego que os seus concorrentes tanto lutam para conseguir e, sinceramente, não há nada de errado com isso. 

O próprio YouTube dá a dica de como fazer isso. Mas você sabe qual é o segredo para “hackear” os views dos seus competidores?

Nada além de usar as mesmas tags que eles usam em seus vídeos. A plataforma costuma usar as tags como critério na hora de mostrar os vídeos sugeridos.

Se você não lembra do que se trata, são aqueles vídeos que o YouTube recomenda que os usuários vejam em seguida do que estão assistindo no momento.

Mas será que vale a pena? O canal do Brian Dean, um dos maiores especialistas em SEO do mundo, tem 38.2% do tráfego vindo dos vídeos sugeridos, contra 34.8% vindo das buscas. 

Ou seja, não só vale a pena como pode trazer mais views que as próprias buscas dentro da plataforma.

6. Siga uma estrutura básica ao aplicar suas tags

Pela dica anterior, você já percebeu o quanto as tags têm relevância na sua capacidade de aumentar views no YouTube — mas não para por aí.

Ao analisar 1,3 milhão de vídeos na busca pela relação entre a estrutura de tags e os rankings nas buscas, o blog Backlinko observou algo interessante: existe uma estrutura para aplicar suas tags que vai te fazer ter ainda mais sucesso.

A estrutura básica é:

  • palavra-chave principal: a primeira ou segunda tag deve ser sua palavra-chave principal para o vídeo;
  • variações: em seguida, você inclui algumas variações da palavra-chave principal, que também podem ser usadas para pesquisar o tema;
  • categoria: por fim, aplique algumas tags que mostrem ao YouTube em qual categoria geral seu vídeo se encaixa.

7. Use cards para transferir visualizações entre vídeos

Este é um truque muito bom para usar em vídeos antigos, nos quais o seu engajamento não se manteve até o fim ou a qualidade do conteúdo deixou a desejar.

Analise o momento exato em que as pessoas costumam sair do vídeo. Depois, inclua um card com a sugestão de outro vídeo um ou dois segundos antes de elas clicarem para sair.

Pronto. Em vez de buscarem outra coisa, vão ver outro vídeo seu, mas dessa vez, um vídeo mais interessante e que você já conseguiu comprovar a retenção.

8. Prove do seu próprio veneno

Qual é o seu maior desejo para um vídeo, assim que ele vai ao ar? Provavelmente, você quer que o público se engaje bastante por comentar, curtir e compartilhar o que viu.

Mas para que isso aconteça, você é o primeiro que tem de se engajar e a melhor maneira de fazer isso é por compartilhar cada novo vídeo em todos os canais possíveis e relevantes.

Isso inclui:

  • redes sociais: vale a pena publicar clipes curtos (teasers) tanto no feed quanto em grupos dos quais você participa nas principais redes sociais;
  • fóruns: o Quora é um canal qualificado de tráfego que pode ser útil;
  • lista de emails: se você já tem uma lista de emails, precisa compartilhar as novas produções com seus assinantes.

No que se refere a promover os vídeos em redes sociais, não se limite a publicações orgânicas. Anuncie para alcançar um público maior e acelerar seu crescimento.

9. Promova seus vídeos no seu blog

Existem várias formas de compartilhar seus vídeos no seu blog e há bons motivos para fazer isso.

A primeira forma é por incluir os vídeos em artigos de blog relevantes sobre temas parecidos. Isso pode fazer com que os leitores se sintam atraídos a se inscrever no seu canal.

promova vídeos no blog é um hack para aumentar views no Youtube

Você também pode criar uma página exclusiva com todos os seus vídeos ou páginas separadas para cada playlist. O que importa mesmo é que você monte um ciclo, no qual usa o YouTube para promover o blog e vice-versa.

10. Tenha seus vídeos promovidos na página inicial do YouTube

O que você acharia de ter seus vídeos promovidos na primeira página da plataforma? Além de ser perfeitamente possível, saiba que não é preciso pagar para que isso aconteça.

Lembre-se de que a página inicial do YouTube é personalizada para o que cada usuário costuma assistir (claro que estamos falando de pessoas com login ativo).

Então, tudo que você precisa para aparecer na página inicial é promover novos vídeos o máximo possível nas primeiras 48 horas. Só isso? Parece pouco, mas não é.

A plataforma privilegia vídeos novos e populares para aparecer na página inicial. Então essa dica só é possível se você já tiver seguido as outras e conseguir fazer um vídeo novo se destacar.

11. Rankeie seus vídeos na página de busca do Google

Você já deve ter lido que os vídeos são o futuro do marketing e uma das consequências disso é que as buscas do Google estão, cada vez mais, privilegiando conteúdos desse formato.

Logo, não dá nem para pensar em deixar o buscador de fora da sua estratégia de aquisição de tráfego. 

Mas será que você precisa rankear em primeiro no YouTube para aparecer em destaque no Google? Um estudo da Perficient Digital mostrou que não. 

Na verdade, 55,2% dos vídeos que rankeia em primeiro no Google não têm a mesma posição no ranking do YouTube. Então, o que fazer para conquistar as primeiras posições no buscador? 

Primeiramente, diga sua palavra-chave em voz alta, se possível, mais de uma vez no vídeo. 

Depois, envie uma transcrição do vídeo para o YouTube, para que o Google compreenda todo o seu conteúdo (e sua palavra-chave).

12. Crie engajamento da forma mais fácil que existe 

Em vez de pensar em formas milagrosas de aumentar o seu engajamento, que tal começar pela maneira mais fácil que existe de conseguir curtidas e comentários que existe? 

Não existe solução mais prática e rápida que pedir para que os espectadores interajam com seus vídeos. Explique por que as interações deles são importantes. Isso pode ser mais do que suficiente para que eles se sintam motivados a participar. 

Se você acha que isso não é o bastante, observe os principais produtores de conteúdo do YouTube. Veja como eles pedem o tempo todo para que as pessoas assinem o canal e interajam com o conteúdo.

engajar inscritos no youtube é um hack para aumentar views no Youtube

13. Coloque ganchos de visualizações no fim dos vídeos

Se você tiver sucesso, vai conseguir que boa parte das pessoas que clicam no vídeo chegue até o fim dele. Mas será que isso é tudo? O que fazer para que a pessoa continue consumindo seu conteúdo?

Uma das melhores alternativas é colocar ganchos para outros vídeos no final de cada produção. O YouTube tem cards que servem para isso. 

O segredo é incluir conteúdos que façam sentido e se relacionem com o que a pessoa acabou de ver.

ganchos nos vídeos são um hack para aumentar views no Youtube

14. Não ignore a aba “Comunidade”

A aba “Comunidade” é um canal oferecido pelo YouTube para que você interaja com seus assinantes de forma mais direta e pessoal. 

Use esse espaço para criar enquetes, promover pequenos clipes de conteúdo que ainda vai publicar e, de forma geral, sentir o que os seus assinantes querem ver.

Quanto mais ativo você for, mais informações relevantes vai conseguir juntar para produzir conteúdos que as pessoas querem ver. E nenhum hack substitui uma boa relação com seu público.

15. Realize parcerias com outros produtores de conteúdo

Por último, mas não menos importante, realizar parceria com outros produtores é um jeito barato e simples de espalhar seu conteúdo para uma audiência nova e promover seu conteúdo de forma inteligente.

Use os mesmos princípios do co-marketing para blogs e faça parcerias com quem tem uma persona parecida com a sua. 

O YouTube é a principal plataforma de vídeos do mundo por um motivo: a empresa faz um ótimo trabalho em equilibrar as necessidades de produtores e consumidores de conteúdo. Com esses hacks certeiros, você está pronto para aumentar os views no YouTube e fazer seu canal deslanchar.

Agora que você já sabe os hacks para aumentar visualizações, precisa aprender como usar esse tráfego numa estratégia maior de marketing.Baixe agora nosso eBook sobre marketing no YouTube e aprenda!


Marketing no YouTubePowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *