Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 1 de maio de 2018. | Atualizado em 27 de agosto de 2019


O Google Alerts é uma ferramenta que tem a função de detectar conteúdos relacionados a termos ou frases definidos por você. Isso permite acompanhar os assuntos que mais interessam, monitorando de forma simples e eficiente, por exemplo, os conteúdos publicados pela concorrência e o que falam da sua empresa.

Independentemente da sua área de atuação, não basta oferecer os melhores preços do mercado ou produtos e serviços de melhor qualidade.

É preciso destacar a sua marca no cenário digital e, por isso, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são muito utilizadas. Porém, dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, isso não basta.

Além de se destacar e conseguir, por exemplo, um melhor rankeamento no Google, o monitoramento constante também tem a sua devida importância.

Mas como acompanhar o que falam sobre a sua marca ou até mesmo sobre a concorrência? O próprio buscador tem uma solução para essa tarefa: o Google Alerts.

Que tal, então, se aprofundar na importância dessa ferramenta para o seu plano de marketing e saber como utilizá-la da melhor forma possível? Para isso, basta continuar a leitura deste artigo!

Neste conteúdo, você vai encontrar:

 

O que é Google Alerts?

O Google Alerts permite monitorar conteúdos relacionados a termos ou frases definidos por você.

Dessa forma, é possível acompanhar os assuntos que mais interessam e detectar de forma simples e eficiente os conteúdos que a concorrência publica e aquilo que as pessoas têm falado da sua empresa, apenas para citar algumas das aplicações.

Qualquer ferramenta criada pelo Google tem como principal objetivo facilitar a vida do usuário, seja para realizar uma busca e encontrar o que procura, seja para quem busca um melhor rankeamento das suas páginas. E com o Google Alerts não é diferente.

Em meio a tantos conteúdos e materiais na internet, nem sempre é fácil — ou mesmo possível — acompanhar os assuntos mais importantes, menções sobre a sua empresa ou utilização de determinadas palavras-chave.

Para tornar essa tarefa mais simples, você pode usar o Google Alerts e receber tudo o que mais interessa na sua caixa de entrada.

O recurso, gratuito, é totalmente customizável, sempre pensando na experiência do usuário. Portanto, você pode escolher não só os termos ou palavras que você quer acompanhar, mas também a periodicidade dos avisos, os tipos de conteúdo, as fontes, os idiomas e até mesmo a localização do que foi publicado.

Dessa forma, você consegue ficar bem informado em relação aos principais assuntos que considera relevantes. Além disso, o Google Alerts é uma ferramenta incrível para obter ideias para conteúdos, pesquisar sobre concorrentes, descobrir a opinião de clientes e até mesmo saber o que estão comentando sobre um produto ou serviço da sua empresa.

 

Como o Google Alerts funciona?

Mas, na prática, como funciona o Google Alerts? É muito simples: se você definir o termo “Rock Content”, por exemplo, sempre que alguma notícia, blog post, estudo científico ou outros tipos de conteúdo forem publicados na internet, você vai receber um email de notificação.

Simples, não? O Google Alerts simplesmente vai buscar as principais novidades sobre os temas definidos por você e enviar para o seu email tudo o que você precisa saber. Como é possível customizar as preferências da ferramenta, ele vai funcionar da forma que melhor se encaixa na sua rotina de trabalho, sendo uma verdadeira mão na roda.

 

Quais as vantagens de usar essa ferramenta?

O Google Alerts fornece os meios para acompanhar, por exemplo, o que estão falando sobre sua empresa. Dessa forma, você consegue ficar por dentro dos assuntos mais importantes para o sucesso das suas estratégias de Marketing Digital, sem precisar ficar pesquisando cada um deles.

A principal vantagem do Google Alerts, portanto, é justamente a sua praticidade ao levar as novidades sobre os assuntos escolhidos diretamente ao usuário. Assim, você consegue entender melhor como o público realmente enxerga a sua empresa e, consequentemente, quais ações de marketing podem ser mais eficientes para impactá-lo.

Assim, para quem trabalha com uma equipe pequena, conta com um orçamento mais apertado para o marketing ou até mesmo não tem muito tempo disponível, o Google Alerts serve como uma secretária, compilando todos as novidades sobre os temas mais interessantes para o sucesso da sua empresa.

Em um momento em que se torna ainda mais importante realizar uma análise competitiva sobre quem disputa a atenção e os recursos dos consumidores, o Google Alerts surge como uma ferramenta extremamente eficiente. Com a utilização correta, você fica sempre bem informado em relação ao seu segmento de atuação.

 

Quais as possíveis aplicações do Google Alerts?

Mas como aplicar as funções do Google Alerts dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo? A seguir, vamos mostrar quais são as principais aplicações dessa ferramenta na sua rotina de trabalho.

Obter ideias e referências para posts

Quando falamos na utilização do Google Alerts dentro do Marketing de Conteúdo, sua principal aplicação é justamente nas ideias e referências para posts do seu blog, por exemplo. Você consegue descobrir o que as pessoas estão falando sobre determinado assunto em fóruns, blogs e redes sociais.

Na busca por conteúdos mais interessantes para oferecer aos seus leitores e tendências sobre a sua área de atuação, você pode procurar por referências no exterior. Aqui na Rock Content, por exemplo, nós utilizamos muitas referências estrangeiras para criar os conteúdos do nosso blog, e o uso do Google Alerts ajuda muito nessa tarefa!

Dessa forma, você se mantém bem informado e sabe quais são os assuntos mais comentados. Ao descobrir que determinado assunto está começando a ganhar espaço no exterior, você pode importar essa ideia e produzir um material sobre o tema, sendo o primeiro a falar sobre uma nova tendência de mercado, por exemplo.

Definir conteúdos para as mídias sociais

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, as redes sociais são utilizadas por 96,2% das empresas. Seja para divulgar a sua marca, seja para aumentar o engajamento dos usuários, nem sempre é uma tarefa fácil criar conteúdo relevante e, às vezes, é normal ficar sem ideias quanto ao que publicar nessas plataformas, certo?

Uma ótima alternativa é dar uma olhada nas listas de conteúdos que o Google Alerts enviou e que podem ser interessantes para a sua persona. Assim, se torna mais fácil manter o público engajado nas mídias sociais com uma frequência de publicação mais eficiente.

Entre os principais desafios das empresas nas redes sociais, monitorar menções e comentários sobre a sua marca merece muita atenção. A ferramenta do Google pode facilitar, por exemplo, a gestão de crise para atendimento nas redes sociais, permitindo que você atue rapidamente para evitar que a insatisfação de um usuário se torne um problema ainda maior.

Monitorar a sua marca

Outra função importante do Google Alerts é a possibilidade de colocar alarmes com o nome da sua marca, sua URL e até nome da empresa. Com isso, a chance de você perder o que seus clientes e possíveis clientes estão falando sobre a sua empresa é muito mais difícil, sejam elas coisas boas, sejam ruins.

Antes que uma crise de marca se torne enorme, o recurso do Google possibilita uma resposta rápida a eventuais reclamações, preservando a reputação do seu negócio. Além disso, os comentários e menções podem fornecer insights valiosos sobre pontos em que a sua empresa pode aprimorar em busca de uma maior satisfação do consumidor.

Analisar a concorrência

Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de ficar de olho na concorrência. Porém, visto que nem sempre é possível realizar uma análise mais completa, como as 5 forças de Porter, o Google Alerts é um incrível aliado para você monitorar a atividade da sua concorrência.

Assim, você vai conseguir ficar de olho no que eles estão publicando ou deixando de publicar e, também, no que o público está falando sobre eles. Pode identificar como eles se portam em busca da atenção do consumidor, suas principais estratégias, as que funcionam e aquelas às quais o público não responde tão positivamente.

Atrair mais visitantes

Um dos principais objetivos do Marketing de Conteúdo é atrair leads de forma mais natural para as suas páginas e, consequentemente, aumentar as chances de conversão. Com o Google Alerts, você pode identificar assuntos que mais chamam a atenção dos usuários no momento, como eventuais dúvidas, problemas e curiosidades.

Assim, você consegue oferecer conteúdos que estejam de acordo com o interesse do público, aumentando a efetividade das suas ações, seja por meio de anúncios pagos, seja por meio de posts em seu blog. Para atrair mais visitantes, o foco deve ser sempre disponibilizar uma experiência mais personalizada e de acordo com os interesses do usuário.

 

Como usar o Google Alerts?

Agora que você já sabe como o Google Alerts funciona e quais são as vantagens e possíveis aplicações dessa ferramenta, que tal colocar tudo isso em prática?

Para isso, criamos um passo a passo com o que você precisa fazer para ficar bem informado em relação aos assuntos que você considera mais importante. Confira!

1. Escolha as palavras-chave

Depois de acessar o painel do Google Alerts, a primeira coisa que você terá que fazer é selecionar os termos você quer que a ferramenta monitore.

Digite o termo na caixa de busca:

google alerts

2. Configure um email

Se você não estiver logado em uma conta do Google, será preciso informar um email para o qual os alertas serão mandados, e isso é muito fácil.

Basta digitar seu email na caixa “Digitar email”:

google alerts

Clicando no botão “Mais opções”, você poderá configurar ainda mais os seus alertas:

google alerts

Com esses ajustes, é possível determinar a frequência de recebimento dos alertas, fontes, idiomas, regiões e se vai querer ver todos os resultados existentes ou apenas os melhores:

google alerts

Depois de escolher as configurações, basta clicar em “Criar um alerta”:

como configurar alertas

3. Visualize notícias recentes

Ainda durante a configuração dos alertas, já é possível ver as notícias mais recentes sobre aquele termo buscado:

configuração de alerta

4. Receba os alertas

Depois de configurar seus alertas, você começará a receber emails com as listas dos conteúdos encontrados na internet de acordo com os termos que você especificou.

Vai ser um email mais ou menos assim:

visualização de alerta

Caso tenha selecionado muitas palavras-chave e sua caixa de entrada esteja ficando cheia demais e desorganizada, você pode criar um filtro para o email googlealerts-noreply@google.com.

Com isso, todos os emails de alertas do Google vão ser redirecionados para uma pasta específica e você ficará com sua inbox limpinha!

 

Quais as alternativas ao Google Alerts?

Apesar de ser gratuita e produzida pelo próprio Google, o buscador dominante da internet, o Google Alerts tem alguns concorrentes muito eficientes na tarefa de monitoramento.

Portanto, para que você não limite suas opções a apenas uma ferramenta, separamos algumas alternativas.

1. Moz

O Moz é uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é SEO. Além de realizar uma auditoria completa nas suas páginas, essa solução permite que você acompanhe a utilização de palavras-chave nos mecanismos de busca, fornecendo diversas opções para que você segmente ainda mais as suas ações de marketing.

2. SEMrush

Uma das opções mais completas para auxiliar qualquer profissional de Marketing Digital é o SEMrush. De estratégias para anúncios pagos até a produção de conteúdo, você encontra tudo nessa ferramenta. Além disso, ela oferece ideias para aumentar o tráfego a partir da análise completa sobre os assuntos mais comentados e relevantes do momento.

O Google Alerts, portanto, pode ser uma ferramenta muito eficiente para que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo seja ainda mais completa e precisa.

Afinal, o monitoramento — seja sobre o que estão falando da sua marca, seja o acompanhamento de determinadas palavras-chave — é fundamental para um melhor desempenho.

Agora que você conheceu mais uma das muitas ferramentas gratuitas e eficientes do Google e que pode ser muito útil para as suas ações de Marketing Digital, que tal conferir outras opções para tornar o seu dia a dia mais fácil? Conheça 52 aplicativos do Google para os mais diferentes objetivos!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *