Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 21 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 1 de julho de 2019


Saber como excluir conta no LinkedIn é algo que alguns usuários têm buscado. A decisão não é definitiva, mas algumas questões como segurança e produtividade podem causar o abandono. Independentemente disso, a rede social é interessante e tem vários pontos positivos.

Manter diversos perfis nas mais diferentes redes sociais não é algo simples, afinal, eles precisam estar sempre atualizados.

Saber como excluir conta no LinkedIn é uma informação que pode ser interessante em algum momento, especialmente, se o usuário não se adaptou ou até mesmo não tem tempo para manter o perfil do jeito que gostaria.

Apesar de ser importante profissionalmente, nem todo mundo consegue ter uma boa relação com a rede social. Ela é um tanto quanto diferente de outras, como Facebook e Instagram, sobretudo, na abordagem do perfil e forma de se comunicar.

Se esse é um problema para o usuário, é importante que ele saiba como deixar de usar o seu perfil a qualquer momento.

A seguir, mostraremos mais sobre o LinkedIn, como rede social e suas principais funcionalidades, mas também traremos um guia simples se você não quer mais manter o seu perfil por lá. Confira conosco!

Qual a importância do LinkedIn como rede social?

Ativo desde 2003, o LinkedIn é uma rede social que sempre teve um papel muito bem definido: ser um espaço em que profissionais pudessem se apresentar por meio de um perfil completo.

Esse foi o início de uma tendência em que os simples currículos de papel deixaram de ser o registro principal de um profissional diante do mercado. No entanto, talvez essa plataforma tenha a devida importância reconhecida apenas hoje em dia. O mundo mudou e a era da transformação digital já é realidade.

Bater de porta em porta para deixar currículos é muito pouco para quem quer realmente ser visto. Além disso, ter a perspectiva de uma nova posição em uma empresa melhor depende de outros métodos e, especialmente, do posicionamento do profissional.

Nessa nova realidade, influenciada pela tecnologia, a relação entre quem está no mercado e o RH mudou muito. O LinkedIn é parte fundamental disso nos dias atuais, sendo uma ferramenta indispensável para quem quer seguir essa nova perspectiva.

A visibilidade no mercado

Estar visível para as maiores empresas do mercado: parece algo interessante, não? No momento atual, ter uma conta no LinkedIn representa exatamente isso, já que as companhias também estão nessa rede.

Muito mais do que essa presença online, as empresas estão em busca de novos talentos para ocuparem seus cargos, e o setor de RH está sempre de olho na captação de profissionais. Há diversas maneiras de fazer com que uma grande empresa note você como profissional, mas é inegável que estar online é uma das principais formas.

Uma boa apresentação, aliada a um bom histórico e qualificações importantes, podem ser a combinação ideal para expor na sua conta do LinkedIn. Você estará visível e pronto para ser captado pelas companhias!

O networking

Mais do que se relacionar com empresas e se manter na vitrine, o LinkedIn também é uma rede social na origem da palavra, no entanto, com outra proposta.

Não é como o Instagram, em que você compartilha sua rotina no Stories, e sim um local em que você pode transmitir suas percepções sobre o mercado e tendências. Isso atrai pessoas e pode gerar uma grande rede de contatos.

networking sempre será algo indispensável para quem deseja ter um espaço de prestígio no mercado de trabalho. Pessoas que se interessam por você e que conseguem enxergar talento estarão sempre prontas para ajudá-lo, é claro, em uma rede de troca.

Ter contatos é fundamental para ser indicado para boas vagas, e não há melhor lugar para criar um networking como o LinkedIn.

A busca por vagas

No LinkedIn, também é possível encontrar as melhores oportunidades disponíveis no momento, pois as empresas perceberam há algum tempo que é por lá que estão os profissionais mais engajados.

Para quem busca novas oportunidades, a rede social funciona como uma verdadeira grande plataforma para ficar sempre atento ao que surge, independentemente se empregado ou não.

Quem tem um perfil no LinkedIn não precisa necessariamente ser ativo nessa busca por vagas, afinal, elas podem aparecer no seu feed.

Além disso, as empresas também fazem buscas de candidatos por meio de filtros relacionados às qualificações e experiências profissionais. Você pode tanto fazer uma pesquisa diária quanto, simplesmente, ser encontrado por recrutadores.

Quais motivos têm levado as pessoas a deixar a plataforma?

As pessoas estão realmente buscando saber como excluir conta no LinkedIn. Essa não é uma exclusividade dessa plataforma, mas também de muitas outras redes sociais.

Não por acaso, passar muito tempo de frente para uma tela de computador ou de celular demanda algo muito valioso para profissionais: tempo!

Ademais, manter um perfil atualizado não é algo fácil. Tudo muda rapidamente em um mundo tão dinâmico, e nem sempre isso é bem digerido por todos.

Há também as questões relacionadas à saúde mental, já que nem todo mundo consegue se sentir seguro e, naturalmente, uma rede social em que as pessoas só expõem o melhor de si pode ser um gatilho para despertar a ansiedade.

A seguir, entenda diferentes perspectivas que podem fazer alguém querer excluir conta no LinkedIn. Será que você se identifica com alguma delas?

A produtividade

Quanto tempo você gasta do seu dia navegando nas redes sociais? Mesmo não sendo tão atrativa para fins de diversão e passatempo, o LinkedIn também pode gerar impacto na gestão do dia das pessoas. Por lá, há muito mais do que perfis e vagas: os blogs também têm ótimos conteúdos!

A vontade de ter um espaço fortalecido e mais atrativo às empresas nem sempre é bem digerido e conduzido da melhor forma. Alguns usuários passam tempo demais na busca pelo perfil ideal, o que prejudica a produtividade. Nesse caso, algumas pessoas optam por encerrar a conta de vez.

Os riscos com a segurança de dados

vazamento de dados de redes sociais, infelizmente, não é nenhuma novidade. Entre os casos mais famosos, o Facebook realmente foi o que mais chocou o mundo. Entretanto, o LinkedIn também não deixou de ser alvo de hackers, o que representa mais um risco para quem usa essas plataformas.

Apesar de sólidos parâmetros de segurança, a rede social enfrentou essa questão mais de uma vez, sendo a última divulgada em janeiro, com o registro de 159 milhões de senhas expostas. Diante disso, muitas pessoas têm abandonado a rede social com medo de que suas informações sejam vazadas.

A insegurança quanto à qualidade como profissional

A saúde mental é um assunto cada vez mais discutido mundialmente. Profissionais estão sempre sob altos níveis de estresse por conta de suas demandas e obrigações. Inclusive, a disputa no mercado e a guerra de egos é algo que pode ser um problema.

Querer ter um perfil de sucesso no LinkedIn é uma busca que, por vezes, beira o exagero. Para muitas pessoas, o efeito é tóxico, gerando ansiedade em níveis perigosos, além da sensação de disputa. Não saber lidar com isso pode influenciar a decisão de dar um basta na situação.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Passo a passo de como excluir conta do Twitter

👉 Passo a passo de como excluir conta do Facebook

👉 Passo a passo de como excluir conta do Instagram


Como excluir conta no LinkedIn?

Se você realmente não soube como lidar com o LinkedIn, excluir a conta pode ser uma decisão favorável. Isso é algo particular e que compete a cada um, devido aos vários fatores que podem estar envolvidos.

A boa notícia é que não há muitas dificuldades em encerrar a participação na rede social, seja usando um celular, seja por meio do seu computador. Veja só!

O processo no computador

No computador, nossa dica vai ajudar para que o processo seja o mais rápido possível. Primeiramente, abra o LinkedIn e faça o login normalmente.

Após isso, cole este link na sua barra de endereço do navegador. Ao carregar, você será direcionado à página de encerramento de conta. Lá, cheque bem as informações em relação à exclusão do seu perfil e, caso esteja certo da decisão, clique em Fechar conta.

como excluir conta no Linkedin

Esse é um atalho rápido, para quem já está decidido e sabe que o LinkedIn não fará realmente falta. Lembre-se de que você pode ter alguns conteúdos importantes que não queira perder, como textos. Antes mesmo de excluir a conta, confira se há algo relevante que pode ser mantido.

O processo no celular

No celular, o processo é menos direto, mas é igualmente simples. Abra o aplicativo e, em seguida, toque na sua foto para abrir o perfil. Quando executada essa ação, você verá um ícone de engrenagem no canto superior direito, então, o selecione para entrar nas configurações.

Automaticamente, a tela aberta já estará na primeira aba, chamada Conta. Role a tela até o final e, em seguida, toque em Encerrar conta.

Você verá mais uma mensagem sobre suas conexões e também o botão Continuar, em que deve tocar novamente.

passo a passo de como exlcuir conta no likedin como excluir conta no linkedin

Após isso, o LinkedIn solicitará uma razão pela qual você está deixando a plataforma. Selecione uma das opções e clique em Avançar. Se você clicar em Outro, precisará deixar uma breve mensagem justificando a exclusão da conta.

encerrar conta

Para finalizar, basta inserir a sua senha na rede social e, depois, clicar em Concluído.

Pronto! Você finaliza o processo pelo celular.

encerrar conta linkedin

Essa é uma decisão que cabe a cada um e, por mais que seja uma rede social interessante, saber como excluir conta no LinkedIn é algo bem importante. Agora, você já se informou e pode pensar melhor, caso essa seja sua vontade.

O LinkedIn também pode ser uma ótima plataforma para o marketing da sua empresa. Saiba mais sobre essa possibilidade neste post!



Marketing no LinkedinPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *